top of page
Buscar
  • Petlovers

MITOS E VERDADES SOBRE A CASTRAÇÃO DO SEU PET

Atualizado: 7 de mai. de 2021

Comportamentos ligados aos hormônios sexuais podem mudar após a castração


A gente sabe que o assunto gera muitas dúvidas e por isso alguns tutores demoram a tomar essa decisão. Quem tem pet, mais dia ou menos dia, vai se deparar falando sobre a castração do seu pet com alguém. Por isso, resolvemos comentar um pouco sobre o assunto para esclarecer alguns pontos importantes que surgem sobre castração de pets e como podemos desmistificar o comportamento do animal.


Território – Fazer xixi pela casa é um dos comportamentos normais de um pet não castrado e também um dos mais indesejado pelos donos. Após realizada a castração é comum que esse comportamento diminua e até mesmo pare totalmente. Alguns cães mais velhos, podem manter esse comportamento por ter se tornado um hábito. Além disso, cães castrados fogem menos de casa a procura de fêmeas no cio evitando assim diversas dores de cabeça.


Comportamento - A castração tem papel importante no aspecto comportamental do bichinho. A agressividade, por exemplo, pode ser diminuída consideravelmente, pois sem os hormônios o cão se sente mais tranquilo em diversas situações. Mesmo assim, um comportamento agressivo acontece muitas vezes por outros fatores como: acúmulo de energia e falta de socialização. Também é mentira que o cão se torna mais preguiçoso ou sério após a castração. O que vai mudar é o ritmo metabólico dele. Neste caso, vai do estilo de vida e dos estímulos que nós tutores oferecemos aos pets.


Sexualidade – Mesmo castrados os cães podem apresentar vontades sexuais, principalmente se encontrar uma fêmea no cio. Se isso acontecer não se preocupe, pois ele não poderá engravidá-la. Outro comportamento bastante indesejado por nós tutores é aquele de agarrar a perna de alguém, típico na fase de início dos hormônios caninos. Por isso a recomendação dos especialistas é de realizar a cirurgia antes do bichinho atingir o primeiro cio, entre 6 e 9 meses de idade.


Obesidade – Outro mito bastante falado por aí é que o pet castrado fica obeso. Como a castração influencia diretamente na produção hormonal, o metabolismo deles fica mais lento. É por isso que a alimentação de um pet castrado deve ser cuidadosamente balanceada. Além do cuidado com a alimentação, o estímulo de exercícios diários, brincadeiras e passeios são fundamentais.


Vitalidade – Além dos diversos benefícios comportamentais e de evitar uma gestação indesejada a castração previne diversas doenças, como tumores e infecções. Dessa forma o pet consegue ter uma melhor qualidade e aumento da expectativa de vida. A cirurgia é rápida e relativamente simples e pode ser realizada em filhotes a partir dos 6 meses de idade. Claro, sempre com o acompanhamento do médico veterinário.

Além dos aspectos já citados aqui, em machos a castração diminui os riscos de hérnia perineal e problemas de próstata. Nas fêmeas diminui o incômodo com o período do cio, sangramentos pela casa, riscos de infecção no útero e o aparecimento de diversos tumores. Aqui na Pet Lovers nós somos a favor da castração sempre conduzida por um médico veterinário e em local adequado, evitando qualquer sofrimento do bichinho. Os benefícios são inúmeros. Mas não é porque o nosso pet foi castrado que ele irá mudar completamente, a essência deles é sempre a mesma.

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

COMO ADAPTAR SUA CASA PARA O PET

O processo de adaptação do lar exige certa dose de dedicação dos tutores Cachorro gosta de estar sempre perto do seu dono. Certamente ele vai preferir estar com você em um apartamento pequeno do que e

ACERTE NA HORA DE ESCOLHER UM CACHORRO DE PEQUENO PORTE

Eles são fofinhos mas nem sempre calminhos As raças pequenas são, geralmente, as mais “fofinhas” e desejadas na hora de escolher um pet. Isso se dá principalmente pelo espaço físico de convivência com

CACHORRO SENTE FRIO COMO AS PESSOAS?

Com a chegada do inverno é importante saber identificar e proteger bem os peludinhos Por mais que pareça óbvio para muita gente, essa é uma dúvida bastante comum entre os tutores. Por isso, é importan

bottom of page