Buscar
  • davivalar

APRENDA A LIDAR COM OS LATIDOS EXCESSIVOS DO SEU CACHORRO

Conviver com cães que latem de forma constante é no mínimo desafiador


O latido é a principal forma de comunicação dos nossos cachorros. Mas quando eles passam da conta, podem causar muitos problemas. Haja paciência para conviver com um cão que late o tempo todo. Ninguém merece! O problema pode estar relacionado com diversos fatores e por isso vamos falar sobre alguns mais comuns.


ESTRESSE – Muitas vezes quando o cachorro late demais é porque alguma coisa não está de acordo ou existe algo incomodando o animal. Pode ser simplesmente sede ou fome ou então que o cãozinho esteja vendo outro amiguinho passando. É preciso entender em que momento esses latidos excessivos acontecem.

REFORÇO DOS DONOS – Geralmente quando o cão late o tutor acaba fazendo o que ele quer, não é mesmo? Isso é um reforço positivo para mais e mais latidos. Por exemplo: se caiu algum objeto embaixo de um móvel e o cão fica pedindo e você pegou e deu pra ele. Dessa maneira a gente acaba ensinando o cão a latir cada vez mais.


EXERCÍCIOS FÍSICOS – Como o latido pode estar relacionado ao estresse, aumentar a prática de exercícios e estímulos físicos auxiliam para deixar o cãozinho mais relaxado. Com o tempo, essa prática funciona como um antidepressivo deixando o cachorro mais calmo e diminuindo consideravelmente os latidos.


RAÇAS – Algumas raças latem naturalmente mais que as outras. Pode reparar, cães menores geralmente latem bem mais que os maiores. Isso porque os cachorros maiores, típico de guarda, utilizados para segurança no passado, não podiam latir à toa. Cães de raças pequenas, como Schnauzers, Spitz (ou Lulu da Pomerânia), Yorkshire Terriers, Chihuahuas, Jack Russels, entre outros, estão na lista dos mais conhecidos pelo seu latido constante


DICAS PARA SEU CACHORRO LATIR MENOS

Evite punições exageradas, como assustar o cachorro com barulhos. Ele pode até diminuir no momento, mas talvez irá desenvolver outros problemas como medo de portas que batem, fogos de artifícios, etc. Gritar com eles também não é legal. Cachorros entendem gritos como latidos e isso pode ter um efeito de reforço do comportamento inadequado. Ignorar o pet em alguns casos pode ser uma boa opção, já que eles latem para chamar a nossa atenção.

Se o problema for a campainha, o interfone ou as visitas que chegam sem avisar, faça um trabalho de dessensibilização de modo que ele se acostume com o barulho e perceba que não precisa latir toda vez que alguém chegar. Em alguns casos, procurar um adestrador que saiba conduzir essa situação é a melhor solução.


Para os cães que são muito apegados aos donos, ficar muito tempo sozinhos pode desencadear ansiedade, medo e outros problemas comportamentais como os latidos em excesso. Nessas horas vale a dica de deixar o cão o maior tempo ocupado. Invista em algum brinquedo resistente ou petiscos que vão deixá-lo ocupado sem sentir muito a solidão.

Hoje em dia existem diversos florais para diminuir o latido dos nossos bichinhos. Mas antes de fazer qualquer tratamento que envolva a saúde dos nossos peludos, sempre indicamos a visita ao veterinário que é o profissional capacitado para receitar a dosagem certa de acordo com o peso, tamanho, idade e a intensidade do problema a ser tratado.



27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A MELHOR FORMA DE FALAR COM O SEU CACHORRO

Um estudo realizado na Universidade de Lórand, em Budapeste, sugere que os pets são capazes de decifrar não só a entonação, mas também as próprias palavras A nossa comunicação diária com os peludos é

COMO COMEMORAR O ANIVERSÁRIO DO SEU PET

Na semana em que completamos 5 anos, falamos um pouco sobre aniversário dos peludos As festinhas de aniversário dos peludos estão cada vez mais populares e fazem a alegria da “gurizada”. Fazer uma fes

MASSAGEM É BOM, FAZ BEM E O PET GOSTA

A prática fortalece o vínculo com o tutor e ajuda em diversos problemas Vai dizer: uma boa massagem relaxante é a melhor coisa do mundo. Não é mesmo? Nossos pets também sabem curtir essa prática. E me